BOLETIM – Hospitais públicos do Estado ganham novos móveis com mão de obra de apenados

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social está renovando o mobiliário de hospitais catarinenses.

Na marcenaria da Colônia Agroindustrial de Palhoça, apenados transformam madeiras danificadas ou sem uso em peças novas que equipam unidades de saúde da rede estadual.

Até o momento, já foram entregues 230 móveis.

Os internos da Colônia, que abriga detentos do regime semiaberto da Grande Florianópolis, recebem capacitação e atuam na recuperação dos itens que seriam descartados.

A secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, ressalta os benefícios da iniciativa:

SONORA

Do trabalho manual nascem armários, trocadores de fraldas, estantes, balcões, painéis, nichos e até urnas funerárias.

Os móveis são distribuídos nos hospitais públicos, melhorando a infraestrutura das unidades, como explica o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi:

SONORA

Além dos móveis, os detentos também colaboram na reforma dos hospitais, executando trabalhos de pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas entre outras tarefas.

Unidades como o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, e o Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, estão entre as beneficiadas.

Repórter: Marcos Lampert