Prefeitura amplia oferta de atividades físicas gratuitas para estimular qualidade de vida em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa oferta, diariamente, atividades físicas gratuitas para a população como forma de estimular a qualidade de vida dos pessoenses. É o caso do programa ‘Saúde em Movimento’, que já beneficia mais de 5 mil pessoas. A iniciativa é executada em 33 polos na Capital, distribuídos em 23 praças, unidades de saúde da família (USFs), centros de treinamento, Centro Cultural de Mangabeira e em parques como o Parque Parahyba I, II e III, no bairro do Bessa, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

“Com a proximidade do fim do ano, a gente percebe um aumento na procura pelas atividades do Saúde em Movimento. Muitos querem encerrar o ano cuidando da saúde e do bem-estar, e aproveitam as aulas do programa para manter uma rotina ativa antes das festas e do recesso. É um momento em que reforçamos a importância de manter o corpo em movimento e de iniciar o novo ano com mais disposição e qualidade de vida”, reforça o coordenador do programa, Nicolas Travassos.

A professora de Educação Física, Morgania Priscila, ministra aulas pelo programa ‘Saúde em Movimento’ na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, para cerca de 200 pessoas – somadas as turmas da manhã e da tarde – a maior parte formada por mulheres. Ela garante que a prática da atividade física regular, somado a alimentação saudável e a boas noites de sono resultam numa melhor qualidade de vida para os praticantes.

“A gente observa que as pessoas têm uma melhoria no condicionamento físico, na força muscular e no equilíbrio. Algumas pessoas chegam aqui um pouco tontas, desequilibradas e, com o tempo, conseguem se equilibrar melhor”, ressalta. Para além da atividade física, a socialização entre os participantes também é considerada importante. “Os alunos começam a fazer aula coletiva e ampliam o ciclo de amizade e essa socialização é muito importante, porque além da melhoria física, melhora o emocional, mental e social”, destacou.

A professora de Educação Física Erika Maia explica como são planejadas as aulas. “Geralmente, nas segundas-feiras a gente faz localizada com bastão, nas terças fortalecimento muscular com pesinho, nas quartas aeróbica com arco, nas quintas treinamento funcional”. Erika convida a todos a participarem das aulas. “Os benefícios aparecem em pouco tempo, como a redução da diabetes, incidência de doenças cardiovasculares, sistema respiratório e controle da pressão arterial, além de melhorias na autoestima”, frisou.

A aposentada Lena Dantas participa das aulas há cerca de um mês. Ela mora no bairro Valentina Figueiredo, mas todas os dias vem para os Bancários onde trabalha com vendas e aproveita para participar das aulas na Praça da Paz. “Tenho me sentido ótima. Todas os dias fico ansiosa esperando chegar à tarde para vir pros treinos. Eu já caminhava, sempre fui ativa, daí venho de segunda a quinta. Estou ótima, cada dia melhor”, relatou.

Cassandra Vidal frequenta as aulas há pouco mais de um ano e diz que incluir as aulas na sua rotina diária mudou sua vida para melhor. “A prática da atividade aqui na praça melhorou muito minha qualidade de vida.  Me sinto mais ativa, melhorou a resistência pra me movimentar no dia a dia e também o meu sono. Minha saúde melhorou de uma maneira geral, além da turma ser muito boa e divertida. Muito bom e gratificante participar dessas aulas”, disse.

Academias de Saúde – O programa ‘Saúde em Movimento’ também inclui as atividades físicas nas Academias de Saúde, com o objetivo de ampliar a assistência preventiva no cuidado a saúde dos usuários. Segundo a gerente de Organização da Atenção Básica da SMS, Irma Albuquerque, os espaços de multiuso contam com equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio, além de quadra de areia e gramado para as práticas das atividades externas.

Ela lembra à população que as Academias de Saúde funcionam em três unidades de saúde da família nos bairros Ernesto Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro. “Quem tiver interesse basta comparecer à Academia de Saúde portando o Cartão SUS e um documento pessoal com foto”, reforça Irma Albuquerque. Além dos profissionais de Educação Física, os espaços contam com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Centro de Treinamento Ivan Thomaz – O Centro de Treinamento Ivan Thomaz, no bairro Valentina Figueiredo, atende aproximadamente 230 pessoas por dia, somando as turmas da manhã e tarde, chegando a aproximadamente 4.600 por mês. “Todas as turmas estão lotadas, com lista de espera ativa pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Esses números mostram a força e a crescente procura da população por atividade física com orientação profissional e gratuita”, destaca o diretor do Centro, Clizaldo Maroja.

Segundo ele, o público participante é variado e reúne pessoas a partir de 16 anos e acima de 70 anos de idade. “Embora tenhamos um grupo masculino ativo, hoje há uma maioria significativa de mulheres participando das aulas. A idade média gira entre 35 e 45 anos, mas há presença equilibrada de jovens, adultos e idosos praticando juntos, cada um respeitando seu ritmo e sempre acompanhados pelo profissional de Educação Física”, ressalta.

A dona de casa Flavilania Mouzinho, de 55 anos, participa das atividades físicas no Centro de Treinamento Ivan Tomaz desde 2017. “Fiquei sabendo do Centro através de uma amiga que me indicou. Faço treino funcional de segunda a sexta-feira. Me sinto muito bem fisicamente, mentalmente e passei a ter um sono reparador, além da minha autoestima que melhorou bastante. Acredito que todos esses benefícios tenham relação direta com a prática da atividade física”, afirmou.

Locais para a prática de atividades físicas:

Academia ao Ar Livre
Orla da Praia de Cabo Branco
Acesso – gratuito – segunda a sábado
Horário – 5h às 10h e das 15h às 21h
Inscrição – cadastro por QR code na entrada da academia

Assessoria de Natação no Mar
Praia do Bessa – terças e quintas-feiras: 5h30 e 6h30
Praia do Cabo Branco – segundas e sextas-feiras – 5h às 8h

Assessoria de Corrida
Cabo Branco: segunda, quarta e sexta-feira – 6h às 8h
Bessa e Bancários: terça e quinta-feira – 6h às 8h

Centro de Treinamento Ivan Thomaz – Valentina Figueiredo
Atividades de segunda a sexta-feira
03 turmas pela manhã (50 alunos por turma) – 6h às 7h/7h às 8h e 8h às 9h

02 turmas à tarde (40 alunos por turma) – 15h às 16h e 16h às 17h
Inscrição – aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’


Programa Saúde em Movimento

Segunda a sexta-feira – 6h às 7h e das 17h às 18h

Confira locais no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude%20em%20movimento/

Academia de Saúde
Segunda a sexta-feira – 7h às 11h e das 12h às 16h

Bairro Ernesto Geisel – Rua Miguel da Rocha Luna

Bairro Ernani Sátiro – Rua Doutor Maurílio de Almeida

Bairro Colinas do Sul – Rua Aposentada Clotilde Maria da Conceição

Centro Cultural de Mangabeira (Avenida Josefa Taveira)
Segunda a sexta-feira – 6h às 7h

Segunda a quinta-feira – 17h às 18h

Programação de atividades de Praças – Sejer

  1. Praça Encanto Verde – Mangabeira

Seg/quar/sex – 5h30 – 6h30 – Funcional

  • Praça da Convivência – José Américo

          Seg a sex – 5h30 – 6h30 e 16h – 17h – Funcional

  • Praça dos Colibris – Cidade dos Colibris

Ter e quin – 5h30 – 6h30 e 16h – 17h – Funcional

  • Praça do Inocoop – Cristo Redentor

Seg/quar/sex – 5h30 – 6h30 – Funcional

  • Av. Floriano Peixoto – Jaguaribe

Seg a sex – 5h40 – 6h40 – Funcional e dança

  • Parque Parahyba II – Jardim Oceania

Seg/ter/quin – 16h – 18h – Funcional