Startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba é a segunda empresa brasileira a vencer prêmio mundial de sustentabilidade



15 de janeiro de 2026

12:33

Por: Secom

Foto: Divulgação

Sttatus4 é campeã na categoria Água, do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026

A Stattus4, startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), venceu na categoria Água, do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026, tornando-se a segunda empresa brasileira a conquistar a premiação, em 17 anos de existência. Considerado um dos mais importantes reconhecimentos mundiais voltados à inovação e ao impacto social em sustentabilidade, o prêmio teve seus vencedores anunciados nesta terça-feira (13), durante evento que integra a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A CEO e cofundadora da startup, Marília Lara, representou toda a equipe na cerimônia.

Realizada pelo país árabe, a premiação reconhece soluções inovadoras e de alto impacto em diferentes áreas do desenvolvimento sustentável. Nesta edição, o prêmio recebeu 7.761 inscrições, de 173 países, e apenas 33 iniciativas avançaram à final.

Na categoria Água, a Stattus4 concorreu com mais de 860 projetos, sendo a segunda empresa brasileira a figurar entre os três finalistas globais, desde a criação da premiação. A startup disputou a etapa decisiva com empresas da Holanda e de Ruanda.

É uma honra ser um dos vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. Estar ao lado de empresas com projetos tão fantásticos reforça que o que estamos fazendo na Stattus4 é realmente inovador, relevante e faz a diferença. É uma chancela de todo o esforço da nossa equipe. Estamos muito felizes com a premiação e energizados para ir além, aumentar nosso impacto, alcançar mais clientes e beneficiar ainda mais pessoas, chegando cada vez mais perto do nosso propósito de salvar a água do mundo”, destaca a CEO Marília Lara.

Segundo o CTO e também cofundador, Antonio Oliveira, a conquista representa um reconhecimento global de que enfrentar a crise hídrica exige novas abordagens, baseadas em tecnologia, inteligência artificial e decisões orientadas por dados. Para ele, o prêmio valida a missão da Stattus4 de transformar dados de campo em ações concretas para reduzir perdas de água tratada e aumentar a eficiência dos sistemas de saneamento. “O reconhecimento nos permite acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de soluções digitais, evoluir nossos modelos de IA e ampliar nossa capacidade de escalar impacto, fortalecer parcerias estratégicas e contribuir para uma gestão da água mais inteligente, resiliente e sustentável, em escala global.”

Fundada em 2015, a Stattus4 desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados para apoiar concessionárias de água na identificação de vazamentos não visíveis, priorização de áreas críticas e redução de perdas. Ao longo de sua trajetória, a empresa já atuou em mais de 250 cidades, contribuindo para a economia de cerca de 540 milhões de litros de água por dia, volume equivalente a 250 piscinas olímpicas diariamente e suficiente para abastecer aproximadamente oito milhões de pessoas.

De acordo com o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ver uma startup alcançar uma conquista internacional, em uma área tão estratégica quanto preservação da água, mostra que o PTS está no caminho certo ao fomentar inovação com propósito. “É a prova de que a tecnologia desenvolvida aqui, em Sorocaba, tem impacto global e contribui diretamente para enfrentar desafios reais da humanidade, como a crise hídrica”.