São Lourenço inicia preparação para 2026 com trabalho de Off-Season antes da pré-temporada – LNF

• São Lourenço do Oeste | SC

Os treinamentos da pré-temporada do São Lourenço para a temporada 2026 terão início no dia 2 de fevereiro. No entanto, visando uma melhor condição física já na reapresentação, a comissão técnica, em conjunto com o preparador físico Lucas Kluge, estruturou um programa especial de exercícios para ser realizado pelos atletas ainda durante o período de férias.

Preparador propôs treinamento. | Foto: Samara Graciolli

O trabalho, conhecido como treinamento de Off-Season, consiste em um programa organizado e planejado, encaminhado aos jogadores para execução fora do ambiente do clube. O principal objetivo é promover a construção de uma base física sólida antes do início oficial da pré-temporada, por meio de sessões com volume controlado e progressão gradual de intensidade.

De acordo com Lucas, este período é determinante para o desempenho ao longo do ano. “Manter os atletas em atividade impacta diretamente no rendimento durante a temporada. Sabemos que as férias são um momento em que o atleta altera sua rotina de alimentação, hidratação e sono, o que é natural. Os treinamentos enviados ajudam a minimizar esses impactos, evitam a perda acentuada de condicionamento, reduzem o risco de lesões e diminuem os desgastes da pré-temporada, que é predominantemente física, permitindo uma evolução progressiva e não emergencial”, explicou.

O preparador físico destaca ainda que os conteúdos são enviados semanalmente, respeitando uma progressão adequada de carga e volume em cada fase. “Além dos benefícios do trabalho de força, esses programas são fundamentais para a familiarização dos atletas com exercícios e padrões de movimento que serão utilizados ao longo da temporada, o que acelera o processo de adaptação durante o período competitivo”, acrescentou.

Pelo terceiro ano consecutivo à frente da preparação física do Futsal São Lourenço, Kluge demonstra otimismo e motivação para 2026. “Estou muito entusiasmado com a nova comissão técnica. Nossas ideias estão alinhadas e o principal objetivo é construir uma equipe fisicamente forte, capaz de competir em alto nível e de igual para igual em todas as competições que disputar”, afirmou.

Para que esse objetivo seja alcançado, o trabalho será intensificado durante a pré-temporada, sempre de forma integrada. “Por meio de um trabalho multidisciplinar, buscamos manter o maior número possível de atletas nas melhores condições físicas pelo maior período ao longo da temporada. Um atleta bem condicionado apresenta melhor desempenho, menor risco de lesões e maior capacidade de sustentar a performance”, concluiu o preparador físico.