Ícone do site F7 News – Futebol Ao Vivo, Lives e TV

As mais estranhas contratações de brasileiros na Premier League

Quer seja uma decisão lamentável no início da temporada, ou uma oportunidade de fechar um contrato no dia final para contratar um jogador importante, é incrível olhar para trás e ver quantos clubes continuam a fazer contratações estranhas ou quantos jogadores caem nas profundezas da obscuridade do futebol. Decidimos nos aprimorar sobre os brasileiros que passaram pela Premier League inglesa – porém quantas dessas transferências foram realmente uma boa ideia?

André Santos – Arsenal

O lateral esquerdo se juntou aos Gunners vindo do Fenerbahçe em agosto de 2011 e teve uma carreira bastante animada no norte de Londres – infelizmente não pelos motivos certos. Ele pode ter sido um vencedor da Copa das Confederações de 2009, mas André Santos nunca foi imaginado nas probabilidades de apostas em futebol. Com uma série de atuações ruins, seguida pela maior das polêmicas – a vez em que ele trocou de camisa com Robin Van Persie no intervalo, durante o confronto do Arsenal contra o Manchester United. O holandês, é claro, havia deixado os Emirados de forma ruim. Houve também uma série de contravenções fora do campo e André Santos logo saiu por empréstimo, voltando para o Brasil.

Jardel – Bolton Wanderers

Antes de chegar ao Bolton em agosto de 2013, Jardel tinha um histórico muito bom. Ele jogou em Portugal e na Turquia e foi um dos artilheiros mais eficientes do continente – marcando mais de 30 gols em todas as competições por seis temporadas consecutivas. Sua segunda e última temporada no Sporting não foi tão boa, e uma queda na piscina em sua casa, no Brasil, iniciou seu declínio. Bolton garantiu o atacante por apenas €1,5 milhão e em sete jogos na Premier League, ele não conseguiu marcar. Os demônios de fora de campo pareciam assumir o controle e os fãs do Wanderers o apelidaram de ‘Lardy Jardy’ – algo que pegou quando ele foi emprestado para Ancona, então da Série A da Itália. No final da campanha, ele voltou para a América do Sul, para assinar com o Newell’s Old Boys e Bolton nem mesmo recebeu uma taxa de transferência.

Afonso Alves – Middlesbrough

Se não foi loucura o suficiente que Afonso Alves chegou a Teesside por €20 milhões, com um contrato de quatro anos e meio, sua estreia foi outra coisa. Havia um clima de carnaval no ar ao redor do Riverside, quando seu novo atacante brasileiro foi revelado – saudado por uma banda de samba e rodeado por dançarinas. Mas a música logo parou. Seus dois primeiros gols foram no empate de 2 a 2 contra o Manchester United, e ele também marcou dois gols contra o rival City. Mas em sua segunda temporada, Afonso Alves marcou quatro gols em 31 jogos no campeonato, com o Boro sendo rebaixado para o campeonato – e Alves mudou-se para o Al-Sadd, do Catar. Ele encerrou sua carreira no Oriente Médio.

Roque Junior – Leeds United

Uma menção honrosa aqui, já que Roque só chegou ao Leeds por empréstimo do gigante italiano, Milan, em 2003. A excitação era grande, afinal, era um jogador que havia vencido a Copa Libertadores de 1999 com o Palmeiras, a Liga dos Campeões com o Milan e, claro, venceu a Copa do Mundo com o Brasil em 2002. Sua estreia em Elland Road foi inesquecível – Roque foi expulso na derrota por 2 a 0 para o Birmingham City. Os brancos sofreram 25 gols durante as sete partidas do zagueiro. Ele foi enviado por empréstimo novamente e logo liberado pelo Milan – antes de desaparecer.

 

Sair da versão mobile