Parque Tecnológico de Sorocaba passa a contar com carport solar no estacionamento

Foto: Divulgação

Por: Luís Gustavo Adabro e Marcelo Andrade

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) acaba de instalar em seu ecossistema um carport solar, passando a dispor de 80 vagas cobertas com o sistema fotovoltaico e carregador para veículos elétricos, alimentado por energia solar. Isso gera eficiência energética, economia, sustentabilidade e maior conforto aos residentes e visitantes.

A estrutura do estacionamento coberto conta com 184 módulos solares, com 450 watts cada, totalizando 82,80 KWP (quilowatt pico) de potência total, que é equivalente a uma economia de 268,75 MWP ao ano, e foi realizada numa parceria com a empresa VA Engenharia.

Além da economia no gasto de energia elétrica, a sustentabilidade é outra vantagem do projeto, que levará a uma redução de 10,74 toneladas/ano de emissão de CO²/ano. O valor corresponde ao que seria obtido com o plantio de 77 árvores. É, portanto, uma ação que também contribui para a preservação do meio ambiente.

Os carports tem melhor aproveitamento da área que seria destinada a um estacionamento comum ao também servir para gerar energia solar fotovoltaica, que, além de propiciar uma grande economia financeira, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Hugo Reis

Fazemos trabalhos com vários sites de notícia do Brasil e decidimos montar nosso próprio site. Na verdade atualizamos também dois sites: http://www.oimeliga.com.br http://www.superinteressantes.com.br [email protected] TRabalhamos também para a BlastingNews e 1News. Confira nosso portfólio