Agentes cidadãos acolhem munícipes nas UBSs Resolve

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A adolescente Ana Cecília de Oliveira Souza, de 16 anos, desde criança tem o sonho de fazer faculdade de Administração para ajudar as pessoas na área de saúde. E desde o último dia 19 de fevereiro, quando ingressou no programa Agente Cidadão e começou a atuar no acolhimento dos usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Jardim Paulista, na região central de São José dos Campos, este desejo ganhou força.

Ela e outros 59 adolescentes e jovens atuam em 32 UBSs Resolve e Unidades Avançadas espalhadas por todas as regiões da cidade, facilitando e agilizando a vida dos munícipes.

Em suas primeiras experiências profissionais, ficam atentos na entrada das unidades no controle do totem de serviços, direcionando os pacientes para os atendimentos.

Também ligam para os munícipes para confirmar consultas agendadas e remarcar agendamentos, separam e organizam prontuários médicos nos arquivos e realizam outros serviços administrativos.

“Estou gostando muito, ainda mais por ser na área de saúde, na qual sempre quis atuar. Pretendo fazer faculdade de Administração e continuar ajudando as pessoas a buscarem mais saúde. Esta experiência na UBS me ajudará muito no meu futuro profissional”, disse Ana Cecília.

A opinião foi compartilhada pelo seu colega de trabalho na UBS Jardim Paulista, o adolescente Ângelo Gabriel Pacífico da Silva, que tem 16 anos e mora no distrito de Eugênio de Melo, na região leste.

“Estou aprendendo bastante. É meu primeiro emprego e está sendo muito interessante. É gratificante atender o público, ainda mais em uma área tão importante como a saúde”, afirmou.

A oportunidade de emprego para jovens contribui para o atendimento nos espaços da saúde municipal

Aprovação popular

Usuários das UBSs Resolve elogiaram o trabalho de acolhimento e de orientações realizado pelos agentes cidadãos.

“É muito legal e um trabalho muito importante. As orientações e o direcionamento certo agilizam nossa vida. Este contato com o público será importante para o futuro profissional deles”, afirmou a aposentada Maria José dos Santos, que tem 65 anos, mora no Monte Castelo e frequenta a UBS Jardim Paulista.

O programa

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão, realizado pela Prefeitura por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), já beneficiou mais de 500 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da Prefeitura quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

O programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.

Nas UBSs Resolve, os agentes cidadãos contribuem com o lema da saúde em São José: em cada atendimento, saúde, acolhimento e bem-estar.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Hugo Reis

Fazemos trabalhos com vários sites de notícia do Brasil e decidimos montar nosso próprio site. Na verdade atualizamos também dois sites: http://www.oimeliga.com.br http://www.superinteressantes.com.br [email protected] TRabalhamos também para a BlastingNews e 1News. Confira nosso portfólio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *